Sente frequentemente inchaço, gazes, mau hálito, azia ou indigestão?
Se tem muitas vezes algum destes sintomas, então não está a digerir bem os alimentos. Quer dizer que o seu organismo não está a receber todos os nutrientes que deveria.
5 maneiras de melhorar a sua digestão
A sua saúde depende de um sistema digestivo saudável.
Sem o bom funcionamento do sistema digestivo, a sua saúde fica debilitada. O nosso corpo precisa de alimentos para criar energia que alimente as células e realiza as funções que nos mantêm vivos. As calorias nos alimentos criam energia e combustível essenciais para o organismo.
1. Mastigue bem os alimentos
- Muito bem, pode parecer excessivo, mas deve-se mastigar os alimentos entre 30 a 50 vezes, até ficarem bem triturados. Isto não é muito comparando, por exemplo, com as indicações macrobióticas, em que a regra é mastigar cada bocado 100 vezes!
- Ao mastigar, está a aumentar a saliva e as enzimas digestivas e também os sucos que ajudam no processo de digestão dos alimentos. Podemos produzir cerca de 2 litros de saliva por dia. Quando todos os alimentos são bem digeridos, a eficiência da digestão vai fornecer mais nutrientes para executar os vários processos do organismo.
- Como pode a comida em grandes bocados ser digerida no estômago? Certamente já notou pedaços inteiros nas fezes. Não existem dentes no estômago ou nos intestinos, então toca a trabalhar com os dentes que tem na boca!
2. Não beba às refeições, sobretudo bebidas frias
A digestão começa logo que o alimento entra na boca. A primeira parte da digestão faz-se a mastigar os alimentos. Na segunda, a mastigação liberta enzimas digestivas para digerir o alimento. Não é aconselhável diluir essas enzimas digestivas na água. Elas são necessárias para digerir o alimento. Exceção feita aos chás digestivos que, em pequenas quantidades, ajudam a digestão.
Quando se deve beber:
- Beber líquidos ½ a 1 hora antes de comer
- Não beba enquanto come
- Aguarde 2 horas depois de comer para voltar a ingerir líquidos.
Lembre-se: Você precisa se de 6 a 10 copos de água por dia, começando logo em jejum. A quantidade depende do tamanho de cada um. O que bebe logo de manhã, em jejum?
3. Coma alimentos que não entrem em competição
- A nossa digestão necessita de ácidos ou condições alcalinas para digerir determinados alimentos. Se comer alimentos que combinados não facilitam a digestão, então esta poderá ser retardada ou interrompida e a eliminação de certas toxinas comprometidas.
- A combinação de alimentos pode parecer complicada, mas é bastante simples. O essencial está em obter maior nutrição sem que os alimentos lutem uns com os outros. Com isto em mente vamos tentar não obrigar o nosso organismo a lutar com ele próprio; se você come o que parece ser uma má combinação não irá saborear a sua refeição com divertimento e satisfação. Quando você melhorar a sua digestão comendo alimentos que combinam bem, terá mais energia, menos problemas digestivos e poderá perder peso.
Refeições com boa combinação de alimentos
- Pequeno almoço: Frutas com nozes e ou sementes.
- Almoço: Refeição de proteína com salada ou legumes.
- Jantar: Refeição com legumes ou salada de amido.
- Ao deitar: Frutas de qualquer tipo, excepto banana.
- Lanches: Peça de fruta ou 1 uma mão, não mais, de frutos secos de qualquer tipo.
Isto já é um começo, os detalhes podem ser introduzidos mais tarde.
4. Respire bem, mesmo enquanto come
- Não só é de vital importância para o seu bem-estar, como é benéfico para o sistema digestivo.
Há 70 milhões de americanos que sofrem de doenças do aparelho digestivo que poderiam ser melhoradas com a respiração profunda. - “Quando não se recebe oxigénio suficiente, as digestões tornam-se irregulares e o corpo não obtém as vitaminas, minerais, aminoácidos e outros nutrientes de que necessita. Por isso há quem sinta constantemente fome. As nossas células ineficientes estão constantemente esfomeadas ” diz Pam Grout em How To Lose Weight By Changing The Way You Breathe.
Para melhorar o seu bem-estar, reserve um momento do seu dia para respirar profundamente e veja como a respiração pode transformar sua vida.
5. Abrande, guarde algum tempo para as refeições
“Existe uma relação estreita entre a música e a comida.” ― Thomas Hardy em Under the Greenwood Tree
- “Problemas digestivos, podem, muitas vezes, ser solucionados através de: comer refeições mais reduzidas, comer devagar e mastigar a comida completamente”, de acordo com a Universidade Maharishi Vedic.
- Mastigue bem a comida e saboreie e desfrute cada dentada. Faça as suas refeições apenas quando está relaxado. Acenda uma vela ou simplesmente oiça uma música. Não é necessário ver televisão, ler um livro ou navegar na internet enquanto come. Desfrute o seu alimento dentada após dentada.
Coma devagar para perder peso
- “As pessoas mais gordas comem mais rápido do que as pessoas mais magras e os homens comem mais rapidamente do que as mulheres,,” diz Maureen Salamon no HealthDay. Estudos confirmam que, ao comer mais devagar, consome menos calorias. O cérebro demora cerca de 20 minutos a registar que estamos cheios.
-
Quando comemos rápido, temos tendência em comer para além do ponto em que já estamos cheios. Deve comer devagar para permitir ao seu cérebro enviar o estímulo ao corpo dizendo que já está satisfeito. Fazendo isso, consome menos calorias e sente-se mais satisfeito.