Cirurgia Geral
A Cirurgia Geral é a especialidade médica com uma abrangência enorme e, para a abarcar com a qualidade que se pretende, é essencial que os vários elementos que a integram tenham campos de interesse e atividade complementares. Só assim é possível oferecer a totalidade dos serviços, do âmbito da especialidade, com elevados parâmetros de qualidade, compatíveis com a expetativa e exigência dos pacientes.
Médico: Dr.ª Isabel Nascimento
Consulta de Cefaleias
Na consulta de cefaleias, realizada pela especialidade de Neurologia, é efetuada a avaliação e diagnóstico dos vários tipos de dor de cabeça. Na maioria das pessoas, as dores de cabeça não escondem outra doença, são dores que são elas próprias a doença, causando sofrimento e incapacidade.
O tipo de cefaleias mais conhecido é a Enxaqueca, mas várias outras existem e todas podem ser tratadas, no sentido de minimizar o sofrimento e a incapacidade que produzem.
Médico: Dr.ª Cátia Carmona
Endocrinologia
A Endocrinologia é uma especialidade médica que trata não só patologias muito frequentes como sejam a diabetes, a obesidade e doenças da tiróide, mas também doenças mais raras que afetam a hipófise, as suprarrenais, os ovários e os testículos.
O Serviço de Endocrinologia tem como missão prestar cuidados clínicos à pessoa com doença endócrina e promover o acesso aos melhores métodos de diagnóstico e tratamento na maioria das áreas da endocrinologia.
Médico: Dr.ª João Nunes Silva
Medicina Geral e Familiar
A Medicina Geral e Familiar, mais do que uma especialidade médica, é a base do conhecimento médico para todos os Cuidados de Saúde Primários, pelo que constitui o primeiro nível de intervenção médica.
Por ser uma especialidade vocacionada para a prestação de cuidados de saúde primários e, quando necessário, para orientar o doente nos cuidados de saúde a prestar por médicos de outras especialidades, a equipa clínica de Medicina Geral e Familiar da Anusil conta com médicos que desenvolvem a sua atividade em forte articulação com as restantes especialidades médico-cirúrgicas.
Médicos: Dr.ª Joana Pereira;
Neurologia
A Neurologia é a especialidade médica que se dedica à prevenção, ao diagnóstico e tratamento das doenças do sistema nervoso central, periférico e autonómico.
O Sistema Nervoso Central Periférico e Autónomo são os órgãos que coordenam toda a atividade do nosso corpo. Possuem, para além das funções de coordenação, funções específicas de que se destacam a atividade motora (marcha, força muscular), a sensibilidade e a coordenação. Contribuem também para um normal funcionamento da visão, audição, paladar e cheiro, bem como para a expressão da linguagem, ou dos afetos.
O diagnóstico precoce e a possibilidade de agir preventivamente é o grande desafio da Medicina e particularmente da Neurologia, especialmente perante o facto de que o envelhecimento da população torna previsível um aumento de patologia do foro neurológico.
Médico: Dr.ª Cátia Carmona
Neuropsicologia
A Neuropsicologia é uma especialidade que estuda as relações existentes entre o funcionamento do cérebro humano e o comportamento e as funções mentais superiores (a Memória, a Atenção/Concentração, a Linguagem, o Pensamento Lógico e Abstrato, o Raciocínio e o Cálculo Mental e as Funções Executivas), tanto em condições normais como patológicas. Tem um papel fundamental na compreensão do funcionamento cerebral e das suas alterações
A consulta de neuropsicologia é indicada em casos de dificuldades cognitivas, emocionais e/ou comportamentais associadas a condições neurológicas, psiquiátricas, ou decorrentes de processos de desenvolvimento. É ainda indicada no acompanhamento do envelhecimento cerebral normal, como forma de prevenção e rastreio de dificuldades futuras.
Psicóloga: Dr.ª Ana Silvestre
Avaliação Neuropsicológica do adulto
A Avaliação Neuropsicológica é um procedimento que tem por objetivo investigar as funções cognitivas (conhecimentos complexos) e práxicas (atividade motora fina) dos pacientes.
Assim, pretende-se elucidar sobre distúrbios de atenção, memória e sensopercepção, para além de alterações cognitivas específicas, como gnosias, abstração, capacidade de raciocínio, cálculo e planeamento, bem como dos seus diagnósticos diferenciais.
Psicóloga: Dr.ª Ana Silvestre
Consulta de Neuropsicologia do adulto
Psicóloga: Dr.ª Ana Silvestre
Treino Cognitivo do adulto
A Estimulação Cognitiva é um conceito cada vez mais familiar na população em geral. Pode ser realizada a indivíduos saudáveis, com o objetivo de preservar as funções cognitivas, ou a indivíduos com perturbação das funções nervosas superiores (atenção, memória, funções executivas, capacidades visuo-espaciais, etc.) com intuito de minimizar estas suas dificuldades.
O plano para o Treino Cognitivo é estipulado individualmente após a realização de uma avaliação neuropsicológica, para melhor definir as dificuldades cognitivas e as capacidades “fortes” do sujeito, possibilitando deste modo uma intervenção estruturada. Na consulta de Neuropsicologia é proposto um programa de intervenção com as atividades através das quais serão estimuladas as diversas funções cognitivas e ponderada a necessidade de trabalhar outro tipo de estratégias que permitam melhorar a performance e a qualidade de vida do indivíduo.
O Treino Cognitivo é facilitado pelas Neuropsicólogas: Drª Ana Silvestre; Drª Isabel Dias
Consulta de Neuropsicologia infantil
A Neuropsicologia Infantil tem como objetivo identificar e intervir junto de crianças e adolescentes que apresentem alterações cognitivas, emocionais e comportamentais. Essas alterações podem ser resultantes de:
- Perturbações do Neurodesenvolvimento (ex.: Perturbações do Espectro do Autismo, Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção);
- Dificuldades de Aprendizagem Específicas (Dislexia, Discalculia, Disgrafia, entre outras);
- Lesões Cerebrais Adquiridas (traumatismo cranioencefálico, tumores cerebrais e epilepsia).
Esta especialidade integra uma consulta inicial, uma avaliação neuropsicológica e treino cognitivo.
A avaliação neuropsicológica é composta pela aplicação de diferentes escalas e testes, que são selecionados segundo os sintomas descritos e a idade da criança/adolescente. Tem como objetivo avaliar as funções cognitivas, como a atenção, a memória, a linguagem, as funções executivas, etc. Após a avaliação é delineado um plano de treino cognitivo com o objetivo de desenvolver e otimizar as diversas funções cognitivas, através do uso de diferentes estratégias e atividades estruturadas.
Psicóloga: Dr.ª Susana Cardoso
Treino Cognitivo infantil
Psicóloga: Dr.ª Susana Cardoso
Nutrição
Área vocacionada para a correção e educação alimentar, focada igualmente no acompanhamento e tratamento de patologias ou condições específicas.
A consulta de nutrição visa adequar planos alimentares equilibrados para diversas doenças, bem como aconselhamento de planos nutricionais para uma alimentação e hábitos de vida saudáveis.
Temos também ao seu dispor profissionais de saúde com formação em nutrição comunitária, alimentação coletiva, suplementação desportiva, mesoterapia osteo-articular e no desporto, e em nutrição e oncologia.
Nutricionistas:
Dr.ª Filipa Carneiro
Nutrição Clínica
Nutrição comunitária
Alimentação coletiva
Dr.ª Raquel Sousa
Nutrição clínica
Suplementação desportiva
Mesoterapia Osteo-articular e no desporto
Especialização em nutrição e a oncologia
Pediatria
A Pediatria é a especialidade médica que acompanha o crescimento e o desenvolvimento da criança e adolescente até aos 18 anos, vigia o seu estado de saúde e diagnostica e trata as suas doenças.
Os seus aspetos preventivos envolvem ações como aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis. Já os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças (exclusivas ou não) da criança e do adolescente.
Médicos: Dr.ª Ana Castelbranco Silva, Dr. Bruno Sanches
Psicologia
Qualquer psicoterapia visa, de uma forma ou de outra, aliviar a dor emocional e o sofrimento psicológico. O seu objectivo é ajudar quem a procura a melhorar o seu funcionamento no trabalho, a ter relações pessoais mais satisfatórias e a aumentar a sua autoestima.
do Adulto
O serviço de Consulta Psicológica é disponibilizado a Adultos, através de consultas que oferecem uma vasta gama de respostas, consoante o pedido da pessoa que recorre ao profissional desta vertente de saúde. Estas respostas passam pelo estudo dos processos mentais e emocionais subjacentes ao comportamento e motivação do indivíduo, de modo a facilitar o bem-estar e um maior grau de satisfação consigo próprio, tornando-o mais apto para lidar com a sua realidade.
Psicólogos: Dr.ª Ana Silvestre, Dr.ª Ana Rute Vitorino, Dr.ª Isabel Dias, Dr.ª Manuela Ferreira, Dr.ª Mariana Silvestre, Dr.ª Susana Cardoso, Dr.ª Vanessa Diogo
do Adolescente
Psicólogos: Dr.ª Ana Rute Vitorino, Dr.ª Manuela Ferreira, Dr.ª Mariana Silvestre, Dr.ª Vanessa Diogo
da Criança
Psicólogos: Dr.ª Susana Cardoso, Dr.ª Sabrina Gomes, Dr.ª Vanessa Diogo
do Pré-escolar
Psicólogos: Dr.ª Ana Rute Vitorino
Avaliação Psicológica
A Consulta de Avaliação Psicológica é realizada pelo psicólogo clínico, cujas competências lhe permitem uma utilização científica, especializada e criteriosa de várias técnicas de avaliação – entre as quais se incluem a realização de Entrevista Clínica e aplicação de Testes Psicológicos. O grande objetivo desta consulta é o de dar resposta a um pedido de esclarecimento feito pelo médico do paciente ou, em alguns casos, a um pedido de ajuda/orientação feito pelo próprio paciente.
Psicólogos: Dr.ª Vanessa Diogo
da Criança
Na Psicoterapia Infantil, a criança expressa-se através do brincar e, juntamente com o psicólogo, dá significado aos seus conteúdos perturbadores inconscientes, podendo assim elaborá-los, descobrindo recursos psíquicos internos para lidar com eles.
Psicólogos: Dr.ª Ana Rute Vitorino, Dr.ª Sabrina Gomes, Dr.ª Vanessa Diogo
Terapia Familiar
A Terapia Familiar tem como objetivos proporcionar às famílias a construção e o desenvolvimento da comunicação entre os membros que a compõem de modo mostrar-lhes um caminho mais generoso, dos problemas que vivenciam.
Pretende devolver-lhes a confiança perdida, construindo-se de relações mais saudáveis, que permitam absorver o respeito e a harmonia. Não pretende resolver um sintoma ou uma doença, contudo ajudar as famílias a mergulharem nas suas dificuldades, estimulando-as para a relação, respeitando as suas regras de funcionamento, tendo em conta a fase do ciclo vital que decorrem os acontecimentos perturbadores.
Tem indicações para a terapia familiar:
- Quando a família esvazia a sua capacidade de resolver os problemas;
- Dificuldades comunicacionais entre os membros que compõem a família;
- Dificuldades de adaptação a um novo processo de mudança;
- Situações de problemas graves num dos elementos da família (deficiência, doença física prolongada, psicopatologia crónica, luto, stress, drogas, bullying…);
- Mudança de padrões comportamentais desajustados;
- Promover o trabalho em equipa;
- Situação de divorcio e alienação parental;
Terapia de casal
Não difere das teorias e técnicas aplicadas na terapia familiar, apenas no numero de participantes, que conta só com o casal.
Pretende mergulhar os casais na reflexão dos elementos perturbadores, estimulado a sua reorganização, com base na emoção e na relação, proporcionado a redescoberta de outros estilos comunicacionais, que lhes permitam superar as
dificuldades.
Tem indicações para a terapia de casal:
- Situações de divorcio em que exista dificuldade em assumir a separação emocional e a gestão parental;
- Melhorar a comunicação;
- Conflitos conjugais em que há o desejo mutuo de manter o casamento;
- Vazio emocional;
- Dificuldades financeiras;
- Questões relacionadas com a sexualidade do casal;
- Infidelidade;
- Infertilidade no casal;
Psicólogos: Dr.ª Manuela Ferreira
Consulta de Apoio ao Cuidador do Doente Neurologico
Esta consulta é indicada para as pessoas que sejam familiares ou tenham a seu cuidado doentes com doenças neurológicas incapacitantes. A consulta de apoio ao cuidador inclui duas vertentes principais. Uma vertente que pretende disponibilizar informação sobre as características das doenças e treino sobre estratégias para facilitar a abordagem dos problemas mais frequentes. Uma outra vertente a ser realizada individualmente, ou em grupo e que tem como objetivo ajudar o cuidador e os familiares a lidarem com os fatores de “stress” e as dificuldades inerentes a este papel.
Psicólogo: Dr.ª Ana Silvestre
Psiquiatria
Especialidade médica vocacionada para a saúde mental, atuando na prevenção, diagnóstico e reabilitação de distúrbios emocionais, comportamentais, orgânicos ou funcionais. O objetivo fundamental da intervenção psiquiátrica é o alívio do sofrimento e a promoção do bem-estar psíquico numa perspetiva biológica, psicológica e social.
Atualmente o psiquiatra resolve a sintomatologia emocional e comportamental com psicofármacos seguros e bem tolerados. Trabalha também a compreensibilidade da psicopatologia, transformando um episódio de sofrimento psicológico numa oportunidade de mudança do padrão de relação interpessoal. A razão que leva mais doentes a procurar ajuda é a depressão, principal causa atual de incapacidade, segunda causa de perda de anos saudáveis, que afeta, afetará ou já afetou uma em cada quatro pessoas.
Médicos: Dr.ª Adriana Carapuchinha, Dr.ª Alice Roberto, Dr.ª Elisabete Soares, Dr.ª Rita Gomes, Dr. Rui Ribeiro
Reumatologia
Reumatologia é a área do conhecimento médico que se ocupa do estudo das doenças que acometem os tecidos conjuntivos, que incluem as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e os ligamentos.
São algumas as patologias abordadas pelo reumatologista tais como:
- Lupus eritematoso sistemico;
- Fibromilagia;
- Osteoartrite;
- Doença de Paget do osso;
- Artrite reumatoide;
- Febre reumatica;
- Gota;
- Espondilite anquilosante
e outras.
Médicos:
Terapia da Fala
A Terapia da Fala é responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas ao nível da fala e da linguagem, bem como alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva, oro-muscular, respiração, deglutição e voz.
Também pode ter um papel muito importante nas alterações da linguagem e da fala que podem ocorrer devido a traumatismos cranianos ou Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), situações de demência, que podem implicar problemas de leitura e escrita.
Neste sentido, tem vindo a crescer o número de pais, ou cuidadores que procuram despistar eventuais problemas que possam prejudicar o sucesso escolar dos seus educandos. O Terapeuta da Fala, em colaboração com outros profissionais de âmbito clínico e pedagógico, pode fornecer uma preciosa ajuda neste campo.
Terapeuta: Dr.ª Ana Crespo, Dr.ª Cátia Guerra